HÉLIO'S BLOG

Início » #Holístico » Estranho: do nada, algo desconhecido abalou o Campo Magnético da Terra

Estranho: do nada, algo desconhecido abalou o Campo Magnético da Terra

https://helioaraujosilva.wordpress.com/

Arquivos

Categorias

HÉLIO’S BLOG
#DivulgaçãoCientífica

UMA ESTRANHA E INÉDITA ANOMALIA MAGNÉTICA GLOBAL: 

Em 23 de junho, o silencioso campo magnético da Terra foi inesperadamente perturbado por uma onda de magnetismo que se espalhou por grande parte do globo. Não houve tempestade solar ou tempestade geomagnética para causar o distúrbio. Então o que foi a causa deste distúrbio inesperado?

Estranho: do nada, algo apenas abalou o campo magnético da Terra

Fonte:  https://wattsupwiththat.com/2020/06/25/weird-out-of-nowhere-something-just-rocked-earths-magnetic-field/

Por Anthony Watts

Ultimamente, o campo magnético da Terra tem estado silencioso. Muito  quieto. O sol está no fundo do que pode vir a ser o ciclo de mínimo solar mais profundo de um século. Tempestades geomagnéticas simplesmente não poderiam estar acontecendo.

“Foi por isso que fiquei tão surpreso em 23 de junho quando meus instrumentos detectaram uma anomalia magnética”, relata Stuart Green, que opera um magnetômetro de grau de pesquisa em seu quintal em Preston, no Reino Unido.“Por mais de 30 minutos, o campo magnético local oscilou como uma onda senoidal”.

Green verificou rapidamente os dados dos ventos solares do satélite DSCOVR da NOAA. “Não houve nada – nenhum aumento na velocidade do vento solar ou outros fatores que possam explicar o distúrbio”, diz ele.20200623_PC5 _Wave

Esta gravação do gráfico acima mostra uma onda magnética ondulando através de Preston, no Reino Unido em 23 de junho de 2020. Crédito: Stuart Green.

Ele não foi o único que percebeu o estranho fenômeno. Nas ilhas Lofoten, na Noruega, Rob Stammes detectou  uma anomalia semelhante  em seu magnetômetro. “Foi notável”, diz ele.

“Nosso campo magnético oscilava para frente e para trás em cerca de 1/3 de grau. Também detectei correntes de terra no mesmo período de 10 minutos.”

O que foi que houve para que esta oscilação acontecesse? Os físicos espaciais chamam esse fenômeno de “pulsação contínua” ou “Pc” para abreviar. Imagine soprar sobre um pedaço de papel, fazendo-o vibrar com a respiração. O vento solar pode ter um efeito semelhante nos campos magnéticos. As ondas de PC são essencialmente vibrações que se propagam pelos flancos da magnetosfera da Terra, excitadas pela pulsação do sol. 

Durante as fases mais ativas do ciclo solar, essas vibrações são facilmente perdidas no ruído da atividade geomagnética descontrolada. Mas durante a extrema quietude do Solar Minimum, essas ondas podem se fazer “ouvidas” como um alfinete caindo em uma sala silenciosa.

Observatórios magnéticos ao redor do mundo detectaram a onda em 23 de junho de 2020. Crédito: INTERMAGNET

O campo magnético da Terra estava  tão  quieto em 23 de junho, que a onda foi ouvida em todo o mundo.  A rede global  INTERMAGNET de observatórios magnéticos captou a atividade de ondas ao mesmo tempo do Havaí à China e ao Círculo Polar Ártico. Há até uma dica disso na Antártica.

As ondas de PC são classificadas em  5 tipos,  dependendo do período. A onda de 10 minutos de 23 de junho se enquadra na categoria Pc5. As ondas lentas do Pc5 foram  associadas a uma perda de partículas  dos cinturões de radiação de Van Allen. Os elétrons energéticos surfam essas ondas na atmosfera da Terra, onde se dissipam inofensivamente.

Com o Solar Minimum em pleno andamento, nunca houve um momento melhor para estudar essas ondas. Fique atento … e fique ligado para mais. História do SpaceWeather.com vale a pena visitar este site


2 Comentários

Deixe um comentário