HÉLIO'S BLOG

Início » Energias » Uma luz na luta contra o câncer

Uma luz na luta contra o câncer

https://helioaraujosilva.wordpress.com/

Arquivos

Categorias

HÉLIO’S BLOG

Divulgação Científica

http://translate.google.com.au/translate?hl=en&sl=pt&u=http://spaces.live.com/api.aspx?wx_action%3DIdentityRedir%26wxp_targetsite%3DPersonalSpa

Facebook , Twitter:@Heliosblog, Linkedin

Por sua precisão, tratamento com luz não teria os efeitos colaterais da quimioterapia

BBC

Uma luz na luta contra o câncer

Uso de luzes infravermelhas é a nova esperança no combate à doença

Luz é a nova promessa na luta contra o câncer. Pelo  menos, é o que dizem pesquisadores nos EUA. Um estudo,  publicado pela Nature Medicine, mostrou como poderia se  criar uma droga que aderisse aos tumores, para depois ser  ativada somente quando atingida por ondas de luz específicas. O que significa que o tratamento poderia ser altamente segmentado, sem danificar o tecido à sua volta.

Atualmente, os tratamentos contra o câncer podem ser  separados em três categorias: radiação, remoção cirúrgica  de um tumor ou uso de drogas para matar as células  cancerosas. Todos com efeitos colaterais consideráveis. O  tratamento com luz seria um avanço para criar terapias mais precisas.

No estudo, pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer  de Maryland usaram um anticorpo que tem como alvo as  proteínas na superfície das células cancerosas. Depois,  anexaram um produto químico, IR700, ao anticorpo. Ao ser  atingida por uma luz infravermelha, o IR700 é ativado. O comprimento de onda da luz pode penetrar alguns  centímetros da pele.

Para testar a combinação de anticorpo e elementos  químicos, pesquisadores implantaram tumores, o carcinoma de células escamosas, no dorso de camundongos. Eles  receberam a droga antes de serem expostos à luz  infravermelha.

O estudo indica que “o volume tumoral foi consideravelmente reduzido (…) comparado com o controle dos ratos sem  tratamento, a sobrevida foi significamente prolongada. A  eliminação seletiva minimiza os danos às células normais”.  Os pesquisadores ainda disseram que a combinação era  ”um agente terapeutico e de diagnóstico promissor para o  tratamento do câncer” e que, embora não tenham  ”observado nenhuma toxicidade” em seus experimentos,” a  tradução clínica deste método vai exigir estudos de  toxicidade formal”.

Fontes:BBC – Light ‘promising’ in cancer fight,

BBC – Light ‘promising’ in cancer fight

Compartilhe:


Deixe um comentário