HÉLIO'S BLOG

Início » Desenvolvimento Sustentável » AMBIENTE forma, mais barato para fazer combustível de metanol líquido, usando CO2 e luz solar

AMBIENTE forma, mais barato para fazer combustível de metanol líquido, usando CO2 e luz solar

https://helioaraujosilva.wordpress.com/

Arquivos

Categorias

Researchers at University of Texas at Arlington have developed a novel means of creating m...

University of Texas at Arlington have developed a novel means of creating methanol from sunlight and CO2 (Photo: Shutterstock)

Facebook, Twitter: @ Heliosblog, Linked, Sonico

AMBIENTE forma, mais barato para fazer combustível de metanol líquido, usando CO2 e luz solar

Por Francis X Govers III

A maioria dos métodos anteriores de produção de metanol a partir de dióxido de carbono têm envolvido muita eletricidade, altas pressões e altas temperaturas, e utilizados produtos químicos tóxicos ou elementos de terras raras como o cádmio ou telúrio. Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas em Arlington (UTA) desenvolveu um novo método eles afirmam é mais seguro, mais barato e mais simples do que as abordagens atuais e pode ser ampliado para uma escala industrial para permitir que alguns dos CO2 emitido a partir elétrica centrais de energia a ser capturado e convertido em um combustível útil.

O mais simples das moléculas de álcool (e venenoso para os seres humanos), metanol (CH30H) pode ser transformado em uma forma de bio-diesel combustível e queimado em motores. É também um importante produto químico na produção de plásticos, adesivos, e solventes.

Em uma entrevista com Gizmag, Dr Krishnan Rajeshwar, um distinto professor de química e bioquímica e co-fundador do Centro de Energia Renovável, Science & Technology, CREST, em UT Arlington, descreveu o novo processo de produção de metanol desenvolvido por sua equipe como um foto-eletroquímica versão da fotossíntese que ocorre em plantas.

An illustration of the reaction that creates methanol from CO2

            An illustration of the reaction that creates methanol from CO2

O centro desta técnica utiliza um processo térmico para revestimento de óxido de cobre (CuO) nanofios com uma outra forma de óxido de cobre (Cu2O) e submergindo-os em uma solução rica em dióxido de carbono. As matrizes de Cu2O-CuO nanorod híbridos foram então sujeitas à luz solar – ou a luz solar simulada no laboratório – para provocar uma reacção química e produzir metanol líquido. A equipa diz que os experimentos gerado metanol, com 95 por cento de eficiência electroquímica e evitada a entrada de excesso de energia, também conhecidas como sobrepotencial, de outros métodos.

Quando perguntado se esse processo pode ser usado para criar combustível para locais remotos no Alasca e no Canadá, longe de dutos e estradas, Dr. Rajeshwar pensei que poderia ser combinada com a saída de geradores que fazem eletricidade, recuperando a poluição do gás CO2 resíduos para produzir combustível útil.

Experimentos da equipe foram feitos em uma escala muito pequena, mas a equipa está agora a UTA levantar dinheiro para continuar a trabalhar na intensificação do processo como parte de sua busca para criar produtos comerciais fora de suas pesquisas. “Esperamos que as soluções no laboratório são apenas o começo”, disse Carolyn Carson, vice-presidente de pesquisa da Universidade.

“Enquanto nós estamos usando combustíveis fósseis, vamos ter a questão de o que fazer com o dióxido de carbono”, acrescentou Rajeshwar. “Uma opção interessante seria converter gases com efeito de estufa para o combustível líquido. Essa é a opção com valor agregado. “

A equipe de UTA, que também incluiu Ghazaleh Ghadimkhani, Norma Tacconi, Wilaiwan Chanmanee, e Csaba Janaky, publicou recentemente suas descobertas na 21 de janeiro de 2013 questão da Chemical and Engineering News.

Fonte: UT Arlington

Autor   Francis Govers é o designer de mais de 20 terra, mar, ar e veículos espaciais e ensina a robótica ea concepção de auto-dirigir carros. Ele passou 10 anos na Nasa, ajudou a projetar a Estação Espacial Internacional, participou do DARPA Grand Challenge, e conseguiu o Zeppelin operacional apenas em os EUA. Como um piloto comercial, escritor, artista, músico, engenheiro de porca do carro, raça e designer, Francisco tem um vício grave para a construção de coisas que muitas vezes recebe-lo em apuros.

Todos os artigos por Francis X Govers III


Deixe um comentário