HÉLIO'S BLOG

Início » Desenvolvimento Sustentável » Aconteceu: Iceberg do tamanho do D. F. se desprendeu na Antártida

Aconteceu: Iceberg do tamanho do D. F. se desprendeu na Antártida

Categorias

HÉLIO’S BLOG

#DivulgaçãoCientífica

iceC-larsen-plataforma-antartidaFinalmente desprendeu-se na Antártida um dos maiores icebergs já identificados pela ciência, informou o relatório divulgado nesta quarta-feira por pesquisadores do Project Midas. O bloco gigante de gelo tem cerca de 5,8 mil quilômetros quadrados, em torno de 200 metros de espessura e pesa mais de um trilhão de toneladas — equivalente à área do Distrito Federal, no Brasil. O satélite Aqua, dos Estados Unidos, captou o icerberg ao passar próximo à plataforma Larsen C e identificou água limpa entre o novo bloco de gelo e o continente.

Iceberg do tamanho do Distrito Federal se desprende na Antártica. O gigantesco bloco de gelo, um dos maiores da História, tem cerca de 6 mil quilômetros quadrados

Fontes: http://www.bbc.com/ e  https://oglobo.globo.com/

Um dos maiores icebergs já documentados acaba de se descolar da Antártida. Os cientistas já esperavam que o bloco de gelo se desprendesse e acompanharam o desenvolvimento da fenda na Antártida por mais de uma década. O processo se acelerou a partir de 2014. Mas a rachadura cresceu 17 quilômetros em apenas seis dias, de 25 a 31 de maio deste ano, e uma curva na estrutura de gelo indicou a iminência do rompimento. Na última medição, apenas 5 quilômetros seguravam o bloco à Antártida.

Como o iceberg já estava flutuando, ele não provoca impactos na elevação do nível do mar. Com o desprendimento, a plataforma Larsen C perde mais de 12% de sua área. O temor dos cientistas é que ela comece a desmoronar, como aconteceu com as plataformas Larsen A e B, em 1995 e 2002, respectivamente.

antartida-degelo

Os cientistas querem entender por que várias fendas não se descolam da plataforma

— Isso resultou na aceleração dramática da redução das geleiras atrás deles, e volumes maiores de gelo entraram no oceano e contribuíram para a elevação do nível do mar — explicou David Vaughan, do Instituto Britânico Antártico, à Reuters. — Se agora a Larsen C começar a recuar e, mais adiante, desmoronar, teremos outra contribuição.

O bloco gigante de gelo tem 6 mil km², uma área maior que a do Distrito Federal. O novo iceberg provavelmente está no top 10 dos maiores já registrados por um satélite. Um satélite americano observou o iceberg na quarta-feira enquanto passava por uma região chamada de plataforma de gelo Larsen C, na Antártida.

Os cientistas já esperavam pelo acontecimento, já que eles monitoravam o avanço de uma enorme fenda na plataforma há mais de uma década. Em maio, os satélites Sentinel-1 da União Europeia haviam registrado uma curva na fenda da Larsen C, indicando uma possível mudança de direção. Agora que se finalmente se desprendeu, o enorme bloco deve se afastar gradualmente da plataforma de gelo.

mudanças-climaticas-aquecimento-global-antartida“Isso não deve acontecer rapidamente porque o Mar de Wedell é repleto de gelo, mas tenho certeza de que será mais rápido do que todo o processo de ruptura dos últimos meses. Tudo dependerá das correntes e dos ventos”, explica Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida. As plataformas de gelo são as porções da Antártida onde a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre a terra. Segundo cientistas, o descolamento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura. A plataforma tem espessura média de 350 m e está localizada na ponta oeste da Antártida.

Os pesquisadores vinham acompanhando a rachadura na Larsen C há muitos anos. Recentemente, porém, eles passaram a observá-la mais atentamente por causa de rupturas das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002. No ano passado, cientistas afirmaram que a rachadura na Larsen C estava aumentando rapidamente. Mas, em dezembro, o ritmo aumentou a patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas.

Aquecimento global

Os cientistas dizem, no entanto, que o fenômeno é geográfico e não climático. A rachadura existe por décadas, mas cresceu durante um período específico. Eles acreditam que o aquecimento global tenha antecipado a provável ruptura do iceberg, mas não têm evidências suficientes para embasar essa teoria.

No entanto, os cientistas permanecem preocupados sobre o impacto do descolamento desse gigantesco iceberg do restante da plataforma de gelo, já que a ruptura da Larsen B, em 2002, ocorreu de forma muito semelhante. Como vai flutuar sob temperatura constante, o iceberg não aumentará o nível dos mares.

Mas novas rupturas na plataforma podem acabar dando origem a geleiras que se desprenderiam em direção ao oceano. Uma vez que esse gelo derrete, afeta o nível dos mares. Segundo estimativas, se todo o gelo da Larsen C derreter, o nível dos mares aumentaria cerca de 10 cm. Há poucas certezas absolutas, contudo, existe uma, sobre a mudança iminente no contorno da Antártida pela irreversível perda de gelo do continente.

antartida-rachadura-degelo

De acordo com a “BBC”, o icerbeg deve entrar na lista dos 10 maiores já vistos pela ciência. Não há, no entanto, paralelo possível com os gigantescos blocos encontrados na Antártica. A mais larga estrutura de gelo captada por satélites, por exemplo, tinha 11 mil quilômetros quadrados. Foi achado na plataforma Ross, em 2000, e recebeu o nome de B-15.

Em 1956, de acordo com a rede britânica, tripulantes de um navio americano reportaram um icerberg de 32 mil quilômetros quadrados — uma estrutura que seria maior que a Bélgica. O recorde não foi instituído por não haver tecnologia de satélites à época para verificar o relatório. Na mesma região do novo bloco de gelo, cientistas encontraram um de nove mil quilômetros quadrados, em 1986, o que alertou os pesquisadores para o desenvolvimento de rachaduras na plataforma Larsen C.


 “E não sejais cúmplices com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta”.  Efésios 5:11-13

“O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos“.  Albert Schweitzer

57. Cristo disse: “O Reino do Pai é semelhante a um homem que tem boas sementes. O seu inimigo veio durante a noite e espalhou joio por entre as boas sementes. O homem não deixou que os trabalhadores tirassem o joio, dizendo: ‘Receio que ao tirar o joio tireis o trigo com ele. No dia da colheita as ervas daninhas estarão bem à vista e então  serão arrancadas e queimadas.”  Evangelho Apócrifo de Tomé

Anúncios

4 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: