HÉLIO'S BLOG

Início » Desenvolvimento Sustentável » Ártico esta esquentando duas vezes mais rápido que o resto do planeta

Ártico esta esquentando duas vezes mais rápido que o resto do planeta

HÉLIO’S BLOG

#Divulgação Científica

Facebook , Twitter :@Heliosblog, Linked

The last Polar Bear

Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que o resto do planeta. Em 2015, os satélites registraram a quarta menor extensão de gelo no Ártico durante o verão

O ano de 2015 ficará marcado como um ano muito quente em todo o planeta. A expectativa é de que seja pelo menos 1ºC mais quente do que o comum, graças aos efeitos de um El Niño forte e das mudanças climáticas provocadas pela atividade humana.

Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que o resto do planeta.

Bruno Calixto – dia 15/12/2015 – 20h26 – 

http://epoca.globo.com

Mas nenhuma região está sofrendo tanto quanto o Ártico. Segundo análise publicada nesta terça-feira (15), o Ártico está mais quente, está perdendo gelo rapidamente e isso está modificando todo o ecossistema da região.

degelo-artico-polo-norte

Extensão de gelo no Ártico em 2015. A linha amarela mostra a média dos últimos 30 anos. Em 2015, extensão de gelo foi a quarta menor já registrada (Foto: Dan Pisut/NSIDC/NOAA)

“O Ártico está aquecendo duas vezes mais rapidamente do que outras partes do planeta, com ramificações para a segurança global, clima, política e comércio”, disse o pesquisador Rick Spinrad, da NOAA, a agência de oceanos dos EUA, em nota divulgada à imprensa. Segundo a análise, feita pela própria NOAA, o Ártico registrou uma média de temperatura 3ºC mais quente do que o início do século XXe 1,3ºC mais quente que a média dos últimos 30 anos.

artico-degelo-grafico

Aumento de temperatura no Ártico, comparado com média dos últimos 30 anos (em azul), e o aumento de temperatura global (em cinza). Nos últimos anos, temperatura do Ártico está aquecendo mais do que a média do planeta (Foto: NOAA)

O resultado desse aumento de temperatura é o derretimento do gelo. Em 2015, os satélites registraram a quarta menor extenção de gelo no Ártico durante o verão. O Ártico perde gelo todo o verão, o que é normal. O que não é normal é a quantidade de gelo e a velocidade que isso está acontecendo, o que só pode ser explicado pelas mudanças climáticas. Para piorar, a região não está recuperando todo esse gelo no inverno. Segundo os satélites, a cobertura de gelo máxima registrada no inverno foi a menor já registrada desde o início das medições, em 1979.

Um resumo dos dados pode ser vistos em um vídeo publicado pela NOAA, em inglês. Confira abaixo:

Outra preocupação é com a geleira da Groenlândia. Se essa geleira derreter, estima-se que ela pode aumentar o nível do mar em 7 metros – o que deixaria a maioria das cidades costeiras debaixo d’água. Segundo a NOAA, a geleira derreteu entre 30 e 40 dias a mais do que o normal.

O relatório também falou sobre o impacto na vida selvagem do Ártico causado por essa mudança de temperatura. Uma delas é a redução de espécies de peixes mais acostumadas com o clima frio, dando lugar a espécies mais comuns no Atlântico.

morsas-degelo-artico-polo

Milhares de morsas buscam refúgio em um pedaço de terra no norte do Alasca, no final de 2014. Morsas enfrentam dificuldades pela redução do gelo no Ártico (Foto: Corey Accardo, NOAA/NMFS)

A mudança mais drástica relacionada na análise é a que estuda as morsas. Segundo a NOAA, o declínio do gelo praticamente acaba com o habitat das morsas, que buscam refúgio em terra. O resultado é uma superconcentração de animais em pedaços pequenos de terra, com maior dificuldade de encontrar alimentos.

Saiba mais sobre mudanças climáticas em:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: