HÉLIO'S BLOG

Início » Ciência e Educação » Paris está a um passo de fazer história

Paris está a um passo de fazer história

https://helioaraujosilva.wordpress.com/

HÉLIO’S BLOG

#Divulgação Científica

Facebook , Twitter :@Heliosblog, Linked

Sérgio Abranches

A partir de hoje (12/12), o mundo terá um regime regulatório multilateral de ações sobre mudança climática. E Paris fará história. O Acordo de Paris será o primeiro regime universal da história do clima, como disse François Hollande. Ele põe em movimento um processo político de constituição de um sistema bastante completo e válido para todos de verificação e transparência sobre das ações dos países e os fluxos de financiamento para os países mais pobres. O Acordo de Paris, sob a Convenção do Clima, portanto com força legal cria uma base multilateral a partir da qual os países estruturarão suas ações nacionais para mitigação da mudança climática e adaptação a seus efeitos inevitáveis de forma transparente e cooperativa. 

O Acordo se refere, nesta fase inicial, ao período 2020-2025, dando início a um ciclo quinquenal de revisões e atualizações de metas de redução de emissões, fluxos de financiamento e transferência de tecnologia. Com a decisão de hoje, encerra-se um ciclo histórico de reuniões constituintes da Convenção do Clima, com o objetivo de se chegar a um mecanismo legal universal de governança multilateral, equilibrado, justo e eficaz, que teve início na COP15, em Copenhague, em 2009. Foram, portanto, sete “momentos constituintes”, dos quais os mais importantes foram Copenhague, em 2009, Cancún, em 2010, Durban, em 2011 e Paris, em 2015.

A primeira reunião do Comitê do Clima, no sábado de inverno que pode ser histórico, no Le Bourget, bairro periférico de Paris próximo ao aeroporto Charles De Gaulle foi marcada por muito entusiasmo, aplausos e emoção. O chanceler Laurent Fabius ficou emocionado. Os jornalistas que não entendem francês e ouviram a tradução simultânea em inglês, comentavam que a tradutora estava com a voz embargada e, no momento de maior emoção, quase chorou. Três experimentados ambientalistas brasileiros, que acompanham as COPs desde 2005 e estavam no plenário chegaram às lágrimas. O clima nos corredores onde ficam os negociadores dos países era sorridente e de conversa animada. Muito diferente dos momentos finais tensos, tumultuados e conflituosos de outras COPs. Na sala de imprensa havia excitação e muito trabalho. Em Copenhague, os jornalistas oscilavam entre a perplexidade e a depressão. Muitos estavam estirados nas mesas ou sobre suas malas, dormindo. Em Paris, há entrevistas, conversas intensas, risos e expectativa. Mas ninguém espera um fracasso ou uma surpresa desagradável. É um clima antecipatório da história que se completará com os repórteres, correspondentes, comentaristas e colunistas das principais mídias tradicionais e emergentes de todo o mundo como testemunhas, prontos para contá-la no final do dia de hoje e amanhã pela manhã.

O presidente francês, François Hollande, já sabedor do potencial histórico do acordo, falou no Comitê de Paris, para motivar os países a aprová-lo. E terminou seu discurso dizendo: É raro ter na vida a oportunidade de mudar o mundo, vocês a tem e podem mudar o mundo. Aproveitem essa ocasião para que viva o planeta, viva a Humanidade viva a vida. Laurent Fabius terminou citando Nelson Mandela: Um de vocês outro dia lembrava a frase justamente famosa de Nelson Mandela. Eu cito: “tudo parece impossível até que seja feito”. Eu adicionarei estas outras palavras do mesmo herói e cito: “nenhum de nós, agindo sozinho, pode ter sucesso”. O sucesso está ao alcance de todas as nossas mãos unidas. Vocês, nesta sala, decidirão um acordo histórico. O mundo prende a respiração e conta com todos nós.
Tags:, , , , , ,

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: