HÉLIO'S BLOG

Início » Astrônomia » Imagem inédita da Galáxia de Andrômeda

Imagem inédita da Galáxia de Andrômeda

Categorias

 

HÉLIO’S BLOG

#Divulgação Científica

Facebook, Twitter : Heliosblog ,  Linked

andromeda

Galáxia de Andrômeda

Temos visto muitas imagens da grande, próxima e imponente Galáxia de Andrômeda (Messier 31) que às vezes nos esquecemos que este catavento gigante esta vivo e com muita atividade e, principalmente, na formação de estrelas (novos sóis). Mas esta visão recém-lançada, tomada pela sonda da ESA-Agência Espacial Europeia Herschel, revela o objeto M31 em uma nova luz.

Perto do fim de sua missão (tempo de vida útil) , o telescópio espacial Herschel da ESA Space Observatory emitiu um mapa altamente detalhado  extremamente frio  de gás e poeira da icônica e majestosa galáxia de Andrômeda.

Fonte:  http://www.skyandtelescope.com/

Especificamente, o observatório espacial gravou a aparência da galáxia em comprimentos de onda do infravermelho distante. Quanto mais longo o comprimento de onda, mais fria a matéria, e as pistas de vermelho-escuro no disco da galáxia, cercada de pó muito mais frio  na galáxia (apenas algumas dezenas de graus acima do zero absoluto). É aí que as futuras gerações de estrelas vão nascer.

andromeda-galaxy-Herschel_M31

Telescópio espacial Herschel da ESA Space Observatory obteve essa visão de gás frio e poeira na galáxia de Andrômeda em quatro comprimentos de onda do infravermelho distante. O canal azul mostra a emissão de 70 mícrons, o verde a 100 microns, o vermelho a 160 e 250 mícrons combinados. A imagem se estende por cerca de 3º. Clique aqui para ampliá-la. Crédito: ESA / PACS & SPIRE Consotrium / O. Krause / H. Linz

Por outro lado, a aparência azulada no bojo central da M31 mostra que ele é um pouco mais quente e já denso, com estrelas mais velhas. Localizado a 2 ½ milhões de anos-luz de distância de nós, a Galáxia (a mais próxima da nossa Galáxia Via Láctea) de Andrômeda tem cerca de 200.000 anos-luz de diâmetro (o dobro do tamanho da nossa galáxia, a Via Láctea ).

A Vista do Herschel revela pelo menos cinco anéis concêntricos em seus braços espirais. Entre elas existem lacunas escuras, onde regiões de formação estelar estão ausentes. Esta não é a primeira vez que as lentes ópticas de 3,5 metros do Herschel  foram direcionadas para Andrômeda-M31. Comparar essa visão com um outro retrato infravermelho tomado no final de dezembro de 2010.

image description

Lançado em maio de 2009, a nave espacial foi originalmente conhecida como o telescópio infravermelho distante e submilimétrico (FIRST), mas mais tarde foi renomeado para Sir William Herschel, que em 1800 descobriu a radiação infravermelha.

A sonda tem dado aos astrônomos suas opiniões mais detalhadas e metadados cósmicos em comprimentos de onda do infravermelho distante e submilimétrico (60-670 microns).

Enquanto esse não foi o primeiro olhar do Herschel na Galáxia de Andrômeda, ele provavelmente vai ser o último. O observatório está prestes a ficar sem o combustível hélio líquido que refrigeram seu sistema ótico e seus detectores.Uma vez que o hélio se for, acabar, agora previsto para ocorrer dentro dos próximos dois meses, a missão terminará. Aqui está um site da ESA onde você pode obter mais informações sobre o Herschel e sua missão.

Postado Por Kelly Beatty

Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@gmail.com

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: